Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Letra Éme

Livros, viagens & devaneios

24
Fev18

Escola da Felicidade: a notícia que precisávamos

White and Gold Spark Gemini Birthday Facebook Post

 

O tiroteio que ocorreu este mês numa escola secundária da Flórida (EUA) tem sido alvo de muita polémica. Não há um dia em que não se fale deste massacre, somos constantemente inundados com notícias a relembrar-nos da tragédia, comentários  lamentáveis de Trump, entre vários outros testemunhos que nos fazem questionar "mas afinal que mundo é este?".  É complicado contrariar esta espiral de negativismo, principalmente quando nos recusamos a olhar noutras direções. Há projetos muito interessantes de que não se fala e que, para mim, deveriam ser a prioridade neste momento. Hoje quero mostrar-vos um deles.

 

A notícia que devia ser partilhada nos nossos telejornais mas que não passa de umas quantas partilhas do Facebook e de meia dúzia de artigos online é a de uma nova escola em Chennai, na Índia. A Riverbend School vai especializar-se na felicidade dos alunos. Um ensino individualizado e adaptado a cada pessoa, onde a prioridade é o desenvolvimento da inteligência emocional, da auto-estima e da relação interpessoal. Com espaços dedicados à meditação, música, dança, entre outras atividades enriquecedoras e fora do "padrão". Não sei quanto a vocês, mas isto parece-me fabuloso.

 

A educação e a felicidade são dois temas pelos quais me interesso cada dia mais, acredito que funcionam melhor quando se juntam e que serão fundamentais no futuro das crianças, dos adolescentes, dos pais. O futuro é por aqui. Não é ter um polícia armado por escola que resolverá o que quer que seja. Não são mais imposições nem restrições que vão criar cidadãos confiantes e responsáveis. É errado e absurdo pensar que os professores precisam de armas físicas para estar numa sala de aulas, quando existem tantas outras "armas" que nada têm a ver com violência e que permitem resultados muito melhores. Numa sociedade que vive em constante medo e revolta, importa partilhar este tipo de iniciativas. Importa perceber que há alternativas, e que inclusive já há quem esteja a trabalhar para elas. Vejam aqui o vídeo:

 

 

A inauguração da Riverbend School está prevista para 2020 e eu só desejo que cumpra os propósitos e que se multiplique muito pelo mundo todo, para que os nossos filhos tenham o privilégio de aprender e trabalhar diariamente a sua felicidade.

 

E vocês, concordam com este tipo de abordagens no ensino?

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D